segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Que os salgadinhos são uma delícia, ninguém pode negar, caem super bem nas horas em que bate aquela fominha, no lanche da tarde, são de vários sabores e formas, existem os de queijo, presunto, requeijão, bacon, com formas diversas como lua, bola, palito, conchinha, dentre outros.

Os salgadinhos levam em sua base farinha de milho, e ficam prontos super rápidos, exatamente 40 minutos. O seu formato já é a primeira coisa a ser definida, e para ganhar forma, precisa passar por um choque térmico, e assim a massa expande, esse processo leva o nome de extrusão, feito isso é adicionado a massa os temperos e sabores, Já as batatas demoram um pouco mais de tempo para ficarem prontas, pois além de serem assadas são também fritas, ela leva em torno de 55 minutos para ficar pronta, já o Doritos tem o processo mais demorado, leva mais tempo no cozimento do milho, e fica pronto em 11 horas.

A primeira etapa do milho, se da pelo grão que ficam em panelas cheias de água e assim são aquecidos, eles ficam nesse processo até soltarem a casca, um processo que pode levar até 9 horas. Após isso para  a massa ganhar forma e ficar macia os grãos são triturados, se tornando uma farinha de milho, e então essa massa passa por uma máquina onde é cortada da forma do salgadinho. Depois disso os salgadinhos vão para o forno, e logo após são fritos para ganharem os aspecto crocante.

E no processo final ganham o sabor, um aparelho espalha o tempero que é em pó nos salgadinhos, ganhando assim seu sabor e cheiro, e então estão prontos para serem embalados.

Já os salgadinhos que são fritos, são feitos a base de massa de trigo, que é misturada com água, após isso essa massa passa por rolos para ficar uniforme e esticada. Os salgadinhos de bacon demoram até 7 horas para ficarem prontos, recebem uma tintura de urucum para ganhar a cor mais escura, depois passa por um sistema de ventilação para poder secar. Feito isso o salgadinho vai para a fritura, em torno de 190°, depois desse processo os salgadinhos vão para a fase do tempero, após isso vão são embalados.

Batatas



Para fazer os salgadinhos de batata, as batatas chegam na fabrica ainda com casca, onde passam por uma máquina de corte automático ,onde são limpas e descascadas. E então é feito o corte que o salgadinho terá pronto, depois elas são pré-cozidas, após feito isso a batatas são fritas a 190° , esse processo leva em torno de 30 minutos, após isso elas vão para o aromatizador, e recebem seu tempero.


Um comentário: