quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Quem nunca mascou chicletes, é algo que existe a anos desde o período neolítico, nossos amigos gregos também mascavam chicletes (goma) mas o deles eram alcatrão de bétula.
Algo que é estranho que até a parafina já foi utilizada como goma de mascar, mas só podia ser usada quando fosse aquecida.

Mas afinal do que é feito o chiclete? 

O material para a fabricação de chiclete, hoje em dia é feito de bases sintéticas, esse tipo de material é mais facilmente encontrado. Quase todas gomas que são fabricadas é de um material de borracha cujo o nome é poliisobutileno, mas o que mais impressiona é que esse material é também utilizado para a fabricação de canos e tubos, isso mesmo os chicletes tem o mesmo material de um cano.
A diferença é que para o chiclete é misturado um tipo de material alimentício para que seja mastigável e não fique tão duro, assim podemos mascar mais facilmente.


Algo interessante é que o chiclete pode ser um meio rápido de limpeza dos dentes pelo movimento de mascar, mas devemos lembrar que isso não substitui a escova de dente.

Existem casos em que o chiclete é indicado em tratamentos bucais, um desses casos é quando se trata de fisioterapia.

Um comentário: